A Alexitimia (ou Aleximia), é um transtorno mental ou psicológico caracterizado pela dificuldade de expressar e identificar as próprias emoções e pela incapacidade de sonhar.
Cegos também sonham: pessoas que se tornaram cegas após o nascimento podem ter sonhos com imagem. Pessoas que nasceram cegas não vêem quaisquer imagens, mas também têm sonhos vívidos envolvendo seus outros sentidos como sons, cheiro, toques e emoções. É difícil para uma pessoa que vê imaginar, mas a necessidade de sono é tão forte que o corpo é capaz de lidar com praticamente todas as situações físicas para que isso aconteça.
Sonhar previne psicose: num recente estudo, os alunos que foram acordados no início de cada sonho, mas ainda conseguiram dormir por mais 8 horas, enfrentaram dificuldade de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de apenas 3 dias. Quando finalmente foi permitido seu sono, recuperando o tempo perdido, aumentaram consideravelmente o percentual gasto na primeira fase.
Você esquece de 90% dos seus sonhos: depois de 5 minutos acordado, você esquece metade dos seus sonhos. O famoso poeta, Samuel Taylor Coleridge, acordou de uma manhã, depois de ter tido um sonho fantástico – pegou uma caneta e papel e começou a escrever a “visão de um sonho”, no qual tornou-se um dos mais famosos poemas ingleses: Kubla Khan. Parte do poema havia sido escrito (54 linhas para ser mais exato), quando ele foi interrompido por uma pessoa. Coleridge voltou ao seu poema, mas não podia lembrar o resto do seu sonho. O poema nunca foi concluído.
Pessoas que deixam algum hábito tem sonhos mais vividos: pessoas que fumaram por um longo tempo, e pararam, relataram ter sonhos mais vividos do que o normal. Além disso, de acordo com o “Jornal de Anomalias Psicológicas”, num grupo de 293 fumadores em abstinência entre 1 e 4 semanas, 33% relataram ter pelo menos 1 sonho que envolvia tabaco. Na maioria dos sonhos, os indivíduos eram capturados pelos próprios fumadores e sentiram fortes emoções negativas, como pânico e sentimento de culpa.
Segundo alguns estudos feitos pelas universidades americanas, estímulos externos intervém de forma directa nos nossos sonhos, sejam cheiros, ruidos, toques ou outros quaisquer estímulos que intervém nos nossos sentidos.
Pesquisas indicam que sonhar durante o sono REM causa ereções nos homens e aumenta o fluxo de sangue vaginal nas mulheres, não importando o conteúdo do sonho.
Pessoas não sonham emquanto ressonam.
15 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

boa postagem, fiquei a saber coisas que desconhecia !
ResponderEliminarAs curiosidades sao muito interessantes. ponham mais :)
ResponderEliminar